100% PRESENCIAL EM TERESINA, PI  

Pós-Graduação Em Análises Clínicas e Gestão da Qualidade Analítica

Os avanços no diagnóstico precoce e acompanhamento das patologias, a responsabilidade pelo controle da qualidade analítica, a importância da análise de processos tornam-se imprescindíveis para o bom andamento da clínica médica e laboratorial. Neste sentido, o Curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Gestão da Qualidade Analítica, visa capacitar seus estudantes para o melhor uso das ferramentas tanto no diagnóstico quanto na aplicabilidade das mais novas técnicas da gestão.

OBJETIVOS

O curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Gestão da Qualidade Analítica visa o gerenciamento; análise de processos e planejamento laboratorial,  pesquisa e aprimoramento teórico-prático em diagnósticos laboratoriais e gestão da qualidade analítica. Abordando todas áreas das análises: hematologia, imunologia, bioquímica, hormônios, parasitologia, microbiologia, urinálise e toxicologia. Alinhadas ao desenvolvimento e a capacidade de aplicar as ferramentas adequadas na gestão da qualidade analítica.

PÚBLICO ALVO

Graduados em Farmácia, biomedicina, biologia, medicina ou graduados em cursos de áreas afins.

MÓDULOS

1- Hematologia Clínica: Aspectos Gerais.

2- Hematologia clínica aplicada ao diagnóstico laboratorial.

3- Hematologia clínica aplicada ao diagnóstico laboratorial citomorfológico.

4- Imunologia clínica aplicada ao diagnóstico laboratorial.

5- Parasitologia Clínica.

6- Parasitologia Clínica - Aplicado ao diagnóstico laboratorial.

7- Bioquímica Geral aplicada ao diagnóstico laboratorial.

8- Bioquímica clínica aplicada ao diagnóstico laboratorial.

9- Urinálises Clínica.

10- Urinálises Clínica - Aplicado ao diagnóstico laboratorial.

11- Microbiologia Geral: Aplicada ao diagnóstico laboratorial.

12- Microbiologia Aplicada ao diagnóstico laboratorial.

13- Imunohematologia: Diagnóstico.

14- Hormônios: Aplicabilidade clínica no diagnóstico laboratorial.

15- Líquidos biológicos - Abordagem aplicada ao diagnóstico laboratorial.

16- Metodologia do trabalho científico.

17- Biossegurança laboratorial e técnicas gerais de laboratório.

18- Infecção Hospitalar e suas Interfaces na área da saúde

19- Biologia Molecular Aplicada ao Laboratório de Análises Clínicas.

20- Fundamentos e gestão da qualidade - certificação em laboratório de análises clínicas.

21- Empreendedorismo e Marketing.

CORPO DOCENTE

FLEURY.png

Dra. Kathlenn Bezerra

Coordenadora da pós de Análises Clínicas, Biomédica e Especialista em Hematologista com experiência em Citometria de fluxo, qualidade laboratorial e citomorfologia; Auditora Interna da Qualidade nas Normas ISO 9001 e PALC; Coordenadora da Pós-Graduação em Hematologia Laboratorial e Banco de Sangue com Ênfase em Citomorfologia do Instituto GPI; Delegada do Conselho Regional de Biomedicina - 2º Região e Presidente da Associação Piauiense de Biomedicina.

FLEURY.jpg

Dr. Marcos Fleury

Farmacêutico-Bioquímico pela UFRJ; É uma das referências em Hematologia do país, PhD em Hematologia e Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Genética); Atualmente é Professor Associado de Hematologia da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

Telma Maria Araújo Moura Lemo.png

Dra. Telma Maria Araújo Moura Lemo

Farmacêutica pela UFRN, mestrado em Bioquímica pela UFRN, doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Pós-doutorado pela University of Chicago (USA) e Pós-doutorado em andamento de Avaliação em tecnologia da saúde pela UFPE. Atualmente é professora associada I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, membro permanente dos programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas-(PPgCF) e Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Medicamento- (PPgDITM). Consultora de uroanálises no Brasil e exterior.

Lucas Vale Soares.png

Lucas Vale Soare

Biomédico - CRBM 3720 - 2ª Região,Especialista em Microbiologia, Diretor Técnico do Laboratório da Clínica Álvaro Regino (PI), Gerente da Qualidade do Laboratório Bom Pastor (MA)
Auditor Externo PALC/SBPC-ML, Atua em Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratórios Clínicos

Patrícia Albuquerque.png

Patrícia Albuquerque

Biomédica com especialização em Hematologia e Banco de sangue, Especialização em parasitologia básica aplicada a ciências da Saúde, Auditora interna PALC, Atualmente exerce o cargo de Servidora pública no Laboratório Municipal, Biomédica plantonista.

Sem Título-2.png

Mariane Próspero

Biomédica, especialista em Microbiologia. Atualmente é servidora da UFPI. Possui 10 anos de experiência na área de análises clínicas, atuando principalmente nos seguintes temas: bioquímica clínica e parasitologia. Treinamento em fluidos biológicos e hemoprotozoários pela SBAC. É sócia da QUALICON - empresa de consultoria em análises clínicas.

CONTROLE E FREQUÊNCIA

O controle da frequência dos estudantes é realizado através do Diário on-line e/ou do Diário de Classe impresso. A frequência às aulas e demais atividades do Curso são obrigatórias e o estudante deverá ter no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência do total da carga horária do componente curricular para ser aprovado. Sendo exigido, também pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de presença do estudante no decorrer do Curso. A nota mínima para aprovação será 7,0 (sete) pontos em cada componente curricular cursado.

A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

REQUISITOS GERAIS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1. Formulário de matrícula

2. Foto 3 x 4 (recente)

3. Fotocópia do Diploma de Curso Superior (autenticada);

4. Fotocópia da Carteira de Identidade, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento.

MAIS INFORMAÇÕES: