3º dia do 9º Congresso Norte-Nordeste de Medicina Laboratorial – MEDLAB

O terceiro e último dia do 9º Congresso MEDLAB foi marcado pela presença de grandes nomes da pesquisa e da medicina laboratorial. Além das palestras, a programação teve início logo pela manhã com o Minicurso “COVID-19 e outras doenças endêmicas: quais os desafios para a saúde pública brasileira?” com o Mestre e Doutorando Lucas Matos Oliveira, abordando as principais doenças endêmicas presentes no Brasil e como a pandemia pelo COVID-19 influenciam no ciclo dessas endemias e leva o sistema de saúde e políticas públicas à buscar soluções para essas problemáticas.


Mais de dez doenças incluídas na lista das Doenças Tropicais Negligenciadas estão presentes no Brasil”

Me. Lucas Matos Oliveira


A primeira palestra do período da tarde foi ministrada pelo Dr. André Filipe Vieira Pereira da Silva, intitulada “Uroanálise diante dos distúrbios renais”. Na ocasião, foram discutidos os principais conceitos relacionados à uroanálises e quais eram os achados laboratoriais presentes em pacientes portadores de patologia renais. Com apresentação e discussão de caos clínicos, a temática foi abordada de forma dinâmica e interativa com os congressistas.


A análise bioquímica de urina é simplória, porém não menos eficiente...”

Dr. André Filipe Vieira Pereira da Silva


Em seguida a palestra intitulada” Mecanismo de heterorresistência bacteriana e relevância clínica”, ministrada pela Dra. Alyne Rodrigues apresentou uma discussão atual acerca do surgimento de bactérias resistentes aos principais antibióticos de uso clínico. Foram abordadas as características de bactérias que apresentam esse mecanismo de resistência, explorando o mecanismo que permite essa característica, de forma dinâmica e com intensa participação de congressistas nessa discussão.


“No Brasil ainda existem muitas pessoas que contraem infecções hospitalares causadas por bactérias resistentes...”

Dra. Alyne Rodrigues


A última palestra do evento contou com a presença do Dr. David Bichara com a temática “Atualização no diagnóstico laboratorial da COVID-19”. Abordaram-se os principais testes e exames utilizados no diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus, bem como ressaltou-se a importância dessas técnicas para o enfrentamento da doença que atingiu escala global. A explicação detalhada de cada uma dessas metodologias, e sua aplicabilidade na rotina de profissionais de saúde permitiu uma discussão ampla acerca do diagnóstico da COVID-19.


“Nos somos profissionais de saúde e precisamos conhecer como é feito o diagnóstico da COVID-19”

Dr. David Bichara


O 9º Congresso Norte-Nordeste de Medicina Laboratorial trouxe temáticas atuais e de extrema relevância no cenário atual da saúde pública. Com a presença de palestrantes de renome, possibilitou que acadêmicos e profissionais agregassem conhecimento em suas vivências, que com certeza será utilizado para promover saúde e qualidade de vida para todos.


Escrito por Denilson de Araújo e Silva

Instituto GPI

MENU

Av. Elias João Tajra,

Nº 1717 - Jóquei,

Teresina - PI,

64049-305

© Copyright 2010 - 2020  Instituto GPI Ltda ME