Em breve: GPI lançará Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista

Não dá para limitar o Transtorno do Espectro Autista a um maior isolamento social. O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, geralmente entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.


Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal, mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e aparentam viver em um mundo isolado. Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo atinge 1 em cada 110 pessoas no mundo inteiro.


No início dos anos 1900 já se falava no assunto, por conta de uma descoberta do psiquiatra súiço Eugen Bleuler, no entanto, em pleno ano de 2021 muita gente ainda não sabe sobre as principais informações sobre o autismo.


Pensando nisso, o Instituto GPI lança em breve o seu mais novo curso de pós-graduação Latu Sensu em Transtorno do Espectro Autista, em parceria com a Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos.


Ao concluir o curso, o aluno estará apto a trabalhar em equipe e aprender a lidar com os diversos profissionais e saberes que compõe o programa de atendimento ao autista; irá trabalhar de forma integrada no atendimento do portador de TEA e seus familiares; além de promover a construção de novos conhecimentos.


A pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista do Instituto GPI vai contar com alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo no tema e irá revolucionar o modo de fazer pós-graduações.


Sobre o assunto, conversamos com a coordenadora do curso, a biomédica Wirla Pontes, gerente de laboratório da Universidade da Califórnia, que adiantou um pouco sobre essa novidade. Confira:

Dra. Wirla Pontes coordenadora da Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista do Instituto GPI.


TER VOCÊ DIRETAMENTE DA CALIFÓRNIA SOMANDO À NOSSA EQUIPE É UM PRIVILÉGIO. FALA SOBRE ESSA PÓS-GRADUAÇÃO QUE VAI ABORDAR A TEMÁTICA DO AUTISMO.QUAL TEM SIDO O SENTIMENTO?


A iniciativa veio de uma conversa que tivemos com a direção de uma vontade que eu tinha de fazer uma pós-graduação com foco no autismo. Nosso trabalho aqui na Universidade da Califórnia é voltado às doenças do neurodesenvolvimento, com foco muito forte no autismo.


Quando nos falaram de fazer essa pós-graduação online, fiquei muito feliz em poder realizar uma pós que vai levar informação de qualidade, pautada em ciência, em pesquisa. Somos pessoas comprometidas com a ciência e com o que há de novo. Estou muito feliz, de verdade, com esse desafio.


É UM DESAFIO ENGRANDECEDOR, CERTO?


Com certeza, eu acredito que é algo que já deu certo, já temos conversado com várias pessoas que farão parte dessa pós, será algo de alto nível para os nossos alunos. Eles poderão se aproximar de profissionais que são referência e irão aprender muito sobre o autismo.


SERÁ UMA PÓS ONDE SERÁ EXIGIDO APENAS A FORMAÇÃO EM SUPERIOR, CERTO? QUALQUER PESSOA COM GRADUAÇÃO PODERÁ FAZER PARTE?


Sim, e eisso nos deixa muito feliz! Essa era a nossa preocupação. No mercado, existem muitas pós-graduações bem restritas. Existem pós-graduações só para médicos, ou somente para psicólogos, ou então somente para profissionais da saúde, por exemplo. Isso acaba privando uma grande quantidade de profissionais de outras áreas de informações que lhes seriam úteis também.


Hoje existem várias necessidades relacionadas ao autismo. É saber como lidar com autistas em certos estabelecimentos se você é chef de cozinha, por exemplo. Se você é jornalista, saber mais informações sobre esse universo para enriquecer sua matéria.


O pessoal do turismo, por exemplo, precisa saber como recepcionar pessoas como autismo da melhor forma, da mesma maneira quem trabalha como comissários de bordo. O leque de profissionais que precisa saber mais informações sobre o autismo é grande.


INDEPENDENTE DA PESSOA TER CASOS DE AUTISMO NA FAMÍLIA OU NÃO, ESSA PÓS-GRADUAÇÃO PARECE TRAZER INFORMAÇÕES ENRIQUECEDORAS.


Totalmente.Informação e conhecimento nunca são demais. Informação é poder. Quanto mais informação você tem, mais acesso você também tem. Acesso a lugares, acesso a pessoas, a tudo. Fazer algo diferente e alcançar um maior número de pessoas com informações verdadeiras, pautadas na ciência, é o nosso intuito com esse curso.


Em tempos de Fake News, ter acesso a informações verdadeiras, conteúdo de qualidade, ministrado por quem entende do assunto é essencial.


JÁ TEMOS UMA PREVISÃO?


Não vai demorar muito, estamos organizando alguns detalhes, mas já adianto que será algo encantador, bem elegante, feito com carinho e muita dedicação para que os alunos aprendam ao máximo com todos os professores e possam praticar esses ensinamentos acerca do Transtorno do Espectro Autista.


No vídeo abaixo, assista a entrevista na íntegra sobre "Em breve: GPI lançará Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista" Por Nehemias Lima - Jornalista.