Intradermoterapia e PEIM: Como os procedimentos estéticos auxiliam na saúde e bem-estar das pessoas

A intradermoterapia ou mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos através de injeção na pele ou subcutâneo. O medicamento aplicado é escolhido pelo biomédico esteta de acordo com o objetivo do tratamento. Esta técnica tem origem na França e é realizada para introduzir alta concentração de determinados medicamentos no local de ação, aumentando o resultado desejado.


Já o procedimento estético injetável para microvasos (PEIM) é um tratamento realizado com o objetivo de eliminar os vasinhos que aparecem nas pernas e se tornam um incômodo estético para as mulheres. Esses vasinhos são chamados de telangiectasias.


O surgimento das telangiectasias pode estar associado a um refluxo de sangue que ocorre em veias mais profundas, isso pode ser causado por algum problema nas válvulas que têm a função de direcionar o sangue no sentido correto, há também outros fatores que influenciam no aparecimento dos vasinhos, entre eles estão: genética, gestações, posição (ficar em pé ou sentado durante muito tempo), uso de anticoncepcionais, que em conjunto ou isoladamente, dificultam a circulação sanguínea nas pernas, levando a formação dos indesejáveis vasinhos na superfície.


Convidamos para falar sobre o assunto a professora Stefani Lameze, Biomédica Esteta e também Bacharel em Estética e Cosmética, especialista em Negócios. Possui módulos internacionais em Drenagem Linfática Manual e Técnicas em SPA. Gestora e Biomédica Esteta na Empresa, Perfil Centro de Estética Avançada. Ela ministrou um módulo sobre os dois temas durante um fim de semana de aula na Pós-graduação em Saúde Estética Avançada do Instituto GPI. Confira o bate-papo:

Dra. Stefani Lameze professora da Pós-Graduação em Saúde Estética do Instituto GPI.


O QUE É A INTRADERMOTERAPIA?


É uma introdução de determinados ativos no tecido em que a gente deseje que ele atue. Essa aplicação pode ser dentro da derme, de forma subcutânea (no tecido adiposo), ou intramuscular (que tem efeito sistêmico, para o corpo todo).


COMO ESSES PROCEDIMENTOS PODEM SER APLICADOS AO PÚBLICO MASCULINO? HOJE VÁRIOS HOMENS FAZEM USO DE PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS.


Os que mais têm saída são os procedimentos de intradermoterapia capilar e barba. Suavizar linhas de expressão, gerenciamento de peso, gordura localizada são geralmente os procedimentos mais procurados por homens.


RUGAS TAMBÉM SÃO TRATADAS COM A INTRADERMOTERAPIA?


Sim, existem dois tipos de rugas, a estática e a dinâmica. A intraderme é mais indicada para a estática, que é aquela que mesmo sem fazer expressão está ali marcada. A intradermoterapia é um procedimento interessante de ser aplicado antes da toxina botulínica. O botox é para quando as linhas aparecem e a intradermoterapia é indicada para as linhas que aparecem mesmo sem fazer a expressão.


E O PEIM, DO QUE SE TRATA?


O PEIM é o Procedimento Estético Injetável para Microvasos, um tratamento realizado com o objetivo de eliminar os vasinhos que aparecem nas pernas e se tornam um incomodo estético para as mulheres. Quem fica muito tempo em pé, tem muita retenção de líquido e fatores hereditários também influenciam no aparecimento desses vasos.


E COMO ACONTECE A APLICAÇÃO?


Utilizamos a glicose a 75% para cauterizar a parede desse vaso e fazer com que eles não sumam. É um procedimento ministrado juntamente com a intradermoterapia que é injetável e voltada para tratar diversas disfunções estéticas.


É INTERESSANTE DESTACAR A RELAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA COM DEMAIS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, COM O INTUITO DE SEMPRE CONVERSAREM ENTRE SI, MELHORANDO O RESULTADO DOS PACIENTES.


Quando falamos, por exemplo, de uma intradermoterapia em gordura localizada, ela de maneira alguma substitui uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas, por exemplo. Então, essa interdisciplinaridade e conversa entre os profissionais é fundamental. Para que nosso paciente atinja o seu objetivo de forma mais rápida, isso é essencial. Todos somam forças para o bem-estar e a melhora do paciente em tempo hábil e da melhor maneira possível.


O MERCADO DE TRABALHO DE VOCÊS DA ESTÉTICA SEGUE A TODO VAPOR?


Com certeza. A procura por profissionais da estética segue alta. As agendas dos profissionais estão lotadas, há muito campo de atuação. Antes, a população jovem era a maioria no país e hoje as pessoas estão envelhecendo mais e buscam envelhecer melhor, o que acaba dando uma demanda maior de trabalho aos profissionais da estética.


Com a pandemia, nosso setor cresceu ainda mais, com o autocuidado que as pessoas passaram a ter. Então, é uma área que cada vez tem crescido mais, com muitas oportunidades de trabalho e possibilidades de ganho de dinheiro para quem deseja ingressar na área.



Assista a entrevista na íntegra sobre "Intradermoterapia e PEIM: Como os procedimentos estéticos auxiliam na saúde e bem-estar das pessoas" Por Nehemias Lima - Jornalista.