O Antibiograma

Saiba tudo sobre o Antibiograma! Com o objetivo de desvendar o antibiograma, o Instituto GPI entrevistou a:

Dra. Alyne Rodrigues que é Doutora em Biotecnologia; Especialista em Microbiologia; Coordenadora da Pós-Graduação em Microbiologia Clínica do Instituto GPI.

Instituto GPI – O que é e para que serve o Antibiograma?

Dra. Alyne Rodrigues – O Antibiograma é um teste de susceptibilidade aos antimicrobianos in vitro, realizado pelo método de difusão em ágar, que permite avaliar a sensibilidade/resistência de uma cepa bacteriana a um determinado antimicrobiano.

Instituto GPI – Quais as amostras biológicas utilizadas e em quanto tempo saem os resultados?

Dra. Alyne Rodrigues – As amostras biológicas que podem ser cultivadas para isolamento de micro-organismos: urina, sangue, fezes, secreção, entre outras. O tempo para liberação do resultado varia de acordo com o processamento da amostra, isolamento do micro-organismo e posterior realização do antibiograma, que deve respeitar as normas adotadas para padronização das técnicas em microbiologia clínica (BRCAST, CLSI). Normalmente, pode levar até 5 dias para ser liberado.

Instituto GPI – Como é feito o Antibiograma?

Dra. Alyne Rodrigues – O Antibiograma é feito após o isolamento do micro-organismo causador da infecção, o qual é utilizado para preparação do inóculo (solução com concentração bacteriana padronizada – escala de McFarland). O semeio no meio de cultura (Ágar Mueller-Hinton, Ágar-Sangue Mueller-Hinton, etc) é realizado sobre toda a superfície do meio com auxílio de um swab estéril, onde os antibióticos serão aplicados. Após o tempo de incubação em condições adequadas, o resultado é observado para confecção do laudo.

Instituto GPI – Como interpretar o Antibiograma?

Dra. Alyne Rodrigues – A interpretação do Antibiograma se baseia na observação da zona de inibição do crescimento microbiano e comparação com valores padronizados nos documentos BRCAST ou CLSI. A partir dessa comparação, as bactérias serão classificadas como sensíveis (exposição normal), intermediárias (sensível exposição aumentada) ou resistentes.

Instituto GPI – Qual a importância do Antibiograma no contexto da clínica médica?

Dra. Alyne Rodrigues – O Antibiograma é extremamente importante para direcionar a prescrição médica de antimicrobianos, evitando, assim, erros que possam levar à falha terapêutica, além do aumento de casos de resistência bacteriana. Portanto, é imprescindível a realização do Antibiograma para garantir sucesso na terapia antimicrobiana.

COMPARTILHE ESSE POST:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn

Conheça algumas Pós-graduações disponíveis no GPI

Hematologia Laboratorial

Citologia Clínica

Psiquiatria

Medicina do Trabalho