Conheça mais sobre a Microbiologia Clínica

A Microbiologia é o ramo e especialidade da biologia que estuda os micro-organismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a microbiologia tem um vasto campo de atuação prática que são importantíssimos em todos os segmentos. As análises microbiológicas são feitas com o uso de vários métodos, como a bioquímica, biologia molecular e genética.


Para atuar na Microbiologia é necessário ter formação em Biomedicina, Farmácia, Medicina, Biologia, Medicina Veterinária, Nutrição e áreas correlatas. Entretanto, para uma atuação plena é necessário que o profissional se aprofunde na área e busque um aprendizado específico, que vai além do conteúdo estudado na graduação.


O mercado de trabalho exige um profissional que esteja atualizado e que tenha segurança no desenvolvimento da rotina microbiológica. Esse profissional, além de garantir a realização correta dos exames e a qualidade do laudo liberado, precisa estar apto a resolver problemas que possam surgir.


É uma área bastante ampla, na qual o profissional pode atuar no diagnóstico das mais diversas infecções, na análise de alimentos, análise de água, em equipes multidisciplinares de saúde, dentre outros.


Ao longo dos anos, com a introdução dos antimicrobianos para o tratamento de doenças infecciosas, os micro-organismos tornaram-se resistentes por vários mecanismos.


Trazendo esse fato para o contexto de saúde pública, evidenciamos a prevalência cada vez maior de micro-organismos multirresistentes, tanto no ambiente hospitalar como na comunidade. É um agravante de saúde muito sério, que dificulta o sucesso na terapia dos pacientes portadores destes micro-organismos, bem como o custeio do serviço de saúde. O uso indiscriminado de antimicrobianos está intimamente relacionado ao aumento dos perfis de resistência dos micro-organismos.


A carreira do Microbiologista é bastante promissora, pois é um profissional que vem sendo cada vez mais requisitado em seus vários campos de atuação. Em especial, na área de diagnóstico há a necessidade de profissionais qualificados para assumir o setor de Microbiologia Clínica, dentro do Laboratório de Análises Clínicas.


Existem poucos laboratórios que oferecem exames microbiológicos, o que abre precedente para quem deseja empreender. Independente da área, se o profissional tem afinidade com a Microbiologia, busca conhecimento e se dedica, tem tudo para ser bem sucedido.


Instituto GPI

MENU

Av. Elias João Tajra,

Nº 1717 - Jóquei,

Teresina - PI,

64049-305

© Copyright 2010 - 2020  Instituto GPI Ltda ME