Segundo dia do 9º Congresso Norte-Nordeste de Medicina Laboratorial – MEDLAB

O segundo dia de evento, assim como o primeiro, abordou temáticas atuais e em ampla discussão no cenário científico global. A primeira palestra da tarde, intitulada “Vetores virais: da bancada ao uso clínico”, foi ministrada pela Dra. Flávia Gama Gomes Leite diretamente da Áustria. O tema foi apresentado de forma gradual e dinâmica, partindo das características gerais e epidemiológicas dos vírus, passando pelos avanços da ciência no uso dos vírus em terapias gênicas e conceituando e explorando o conceito de vetores virais e como eles são desenvolvidos.


Alguns vetores virais já estão sendo utilizados em pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, como no caso do HIV e, recentemente, do COVID-19.”

Dra. Flávia Gama Gomes Leite


A segunda palestra do dia foi ministrada pela Dra. Ana Lúcia Girello, com a temática “Tipagem ABO, Rh e Teste de Coombs: desafios e soluções”. Foi abordado o histórico da pesquisa em torno dos tipos sanguíneos e do desenvolvimento de testes que identificam esses tipos. Ressaltou-se a importância das técnicas para a medicina contemporânea, sendo fundamental em procedimentos cirúrgicos e diversos tratamentos contra variadas patologias.


“Os problemas que envolvem a tipagem ABO e Rh vão desde erros clericais, a erros técnicos e de técnica.”

Dra. Ana Lúcia Girello


A palestra também deu enfoque nos métodos de testagem, abordando diferentes princípios de execução de metodologias e avaliando a especificidade e sensibilidade de cada método. Ao final, dois congressistas foram premiados em um sorteio de livros de imuno-hematologia, de autoria da palestrante Dra. Ana Lúcia Girello.


Para finalizar a tarde, a palestra intitulada “Imunocromatografia x Imunoensaio de fluorescência: Realidade rápida e segura em tempos de pandemia COVID-19”, ministrada pela Dra. Kathlenn Bezerra abordou a importância do diagnóstico imunocromatográfico e imunofluorescentes em tempos de pandemia, onde há necessidade de rapidez, precisão e confiabilidade nos exames que são realizados em grande demanda. Abordou-se o aspecto metodológico de cada um desses testes e as vantagens inerentes a cada um.


Para a COVID-19 precisamos de testes de fácil execução, de equipamentos leves, práticos onde eu possa fazer transferência de ambiente sem nenhum prejuízo, permitindo a atuação em estruturas laboratoriais não complexas.”

Dra. Kathlenn Bezerra

O segundo dia de palestra do 9º Congresso MEDLAB foi marcado mais uma vez por palestras com temáticas de extrema relevância no âmbito da saúde atual, além de promover discussões acerca da necessidade constante de atualização de profissionais que busquem trabalhar na área da pesquisa e diagnóstico em medicina laboratorial.


Escrito por Denilson de Araújo e Silva

Instituto GPI

MENU

Av. Elias João Tajra,

Nº 1717 - Jóquei,

Teresina - PI,

64049-305

© Copyright 2010 - 2020  Instituto GPI Ltda ME